Ir para conteúdo

PARANAVAÍ – Mutirão de Saúde Mental avaliou pacientes da UBS Campo Belo

SAUDE MENTAL

No último sábado, dia 8 de fevereiro, a equipe da UBS Campo Belo trabalharam em horário diferenciado para realizar um mutirão especial de Saúde Mental. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúda da Família (NASF) e da equipe da UBS. No total, 160 pacientes do posto de saúde que aguardavam atendimento psicológico foram convocados para a realização da estratificação de risco em saúde mental. O objetivo foi avaliar a atual situação dos pacientes e agilizar os encaminhamentos necessários.

“Tivemos sete profissionais além da equipe de apoio, atendendo os pacientes das 7h às 16h. Durante o mutirão foi possível identificar os pacientes que precisavam de avaliação médica especializada (psiquiatria, neurologia, geriatria, urologia, etc), orientação sobre conflitos familiares e educação dos filhos, avaliação psicológica educacional e encaminhamento para o CAPS. Os pacientes que precisavam de atendimento médico já fizeram a primeira consulta no mesmo dia. Alguns casos identificados como médio risco serão atendidos pelo Psiquiatra do NASF até o final desta semana. Os demais encaminhamentos já estão em andamento, alguns em parceria com outras secretarias municipais. Os pacientes que foram identificados em sofrimento emocional serão priorizados pela equipe”, explica a assistente social Hellen Patrícia Zaine Matsumoto, responsável pela ação.

No mutirão do último sábado, foi realizada a estratificação dos pacientes inclusos na lista até 31 de janeiro. “Os pacientes que são atendidos pela UBS Campo Belo e não foram estratificados podem procurar o posto de saúde e agendar sua avaliação para que possamos conhecer as necessidades e realizar os encaminhamentos que forem necessários”, frisa.

A intenção do município é realizar ações semelhantes em outras UBSs. Durante o mês de fevereiro será realizada uma reunião para planejar os próximos mutirões. “Neste mês também estamos realizando as avaliações na UBS 3 Conjuntos, todas as terças-feiras, com agendamento prévio. É muito importante lembrar que a população deve manter seu cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde para facilitar o contato da equipe”, finaliza Hellen.

FONTE SECOM/PMPVAÍ

lanofusco Ver tudo

Nasci em Nova Esperança-Pr. no dia 12/10/57, Meu primeiro diploma foi de datilografia com 12 anos de idade o que me possibilitou trabalhar em Cartório de Registro Civil, e escritório de contabilidade após terminar o segundo grau onde fiz curso de técnico em contabilidade. Com 17 anos, após uma concorrida seletiva, iniciei como locutor na Rádio Sociedade de Nova Esperança. Aos 20 anos trabalhei na Televisão Cultura de Maringá, logo em seguida passei no concurso do Banco do Brasil onde fiquei por sete anos e voltei aos meios de comunicação trabalhando em várias emissoras de Paranavaí, em Nova Londrina, Maringá e Curitiba. Agora, resolvi fazer esse site com intuito de ser mais participativo nas informações de interesse de todos brasileiros e brasileiras. Diante de tantos nomes e meios de comunicação existentes, não foi fácil decidir o nome para o site, tive que viajar com o pensamento no futuro e imaginar uma pessoa perguntando a outra: onde você viu essa notícia? e a resposta será Lá no Fusco. Espero que gostem desse meu novo trabalho. Conto com seus acessos, dicas e sugestões. Abraços do sempre amigo Edson Fusco

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: