Ir para conteúdo

50 pessoas estão participando de estudo e tratamento de obesidade em Paranavaí

obesidade

A Prefeitura de Paranavaí, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Esportes e Lazer e a Unespar, iniciou nesta segunda-feira (10) uma intervenção para tratamento e estudo com pacientes que apresentam obesidade. As atividades aconteceram no Ginásio Lacerda Braga. O objetivo do estudo é testar a eficácia de um Programa de Tratamento Multidisciplinar de Obesidade na redução de riscos cardiometabólicos

A intervenção está sendo realizada com 50 pacientes, com idades entre 18 e 50 anos. As atividades serão realizadas sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. Os pacientes participam de atividades físicas aeróbicas, seguidas de orientações em grupo com profissional psicólogo, educador físico e nutricionista, além de monitoramento pelo Whatsapp com enfermeiros por um período de 16 semanas. As atividades também têm participação em parceria do Instituto Vita C. Este programa é um modelo de intervenção que já acontece em Maringá há 15 anos, através da NEMO/UEM/HU.

“Atualmente, quase 20% da população adulta no Brasil está obesa e 60% com sobrepeso. A obesidade é uma doença crônica não transmissível que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. É fator de risco para várias doenças como diabetes, hipertensão, câncer, entre outras. Hábitos saudáveis como realização de atividade física e alimentação saudável são essenciais para o combate desta doença”, explica a coordenadora do Programa de Vigilância Alimentar e Nutricional do município, Raquel Tomiazzi Utrila.

As secretarias municipais de Saúde e de Esporte e Lazer têm como meta implantar este modelo de intervenção em todo município.

FONTESECOM/PMPVAI

lanofusco Ver tudo

Nasci em Nova Esperança-Pr. no dia 12/10/57, Meu primeiro diploma foi de datilografia com 12 anos de idade o que me possibilitou trabalhar em Cartório de Registro Civil, e escritório de contabilidade após terminar o segundo grau onde fiz curso de técnico em contabilidade. Com 17 anos, após uma concorrida seletiva, iniciei como locutor na Rádio Sociedade de Nova Esperança. Aos 20 anos trabalhei na Televisão Cultura de Maringá, logo em seguida passei no concurso do Banco do Brasil onde fiquei por sete anos e voltei aos meios de comunicação trabalhando em várias emissoras de Paranavaí, em Nova Londrina, Maringá e Curitiba. Agora, resolvi fazer esse site com intuito de ser mais participativo nas informações de interesse de todos brasileiros e brasileiras. Diante de tantos nomes e meios de comunicação existentes, não foi fácil decidir o nome para o site, tive que viajar com o pensamento no futuro e imaginar uma pessoa perguntando a outra: onde você viu essa notícia? e a resposta será Lá no Fusco. Espero que gostem desse meu novo trabalho. Conto com seus acessos, dicas e sugestões. Abraços do sempre amigo Edson Fusco

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: