Ir para conteúdo

Município decreta situação de emergência por conta da dengue em Paranavaí

ESTADO DE EMERCENCIA.jpg

A Prefeitura publicou no Diário Oficial dos Municípios desta quarta-feira, dia 15 de janeiro, o Decreto Municipal nº 20.808/2020, que declara situação de emergência em Paranavaí em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti. Com o Decreto, o município pode realizar algumas ações diferenciadas e emergenciais, como a contratação de profissionais médicos através de Processo Seletivo Simplificado. Isto porque já se esgotou a primeira chamada do Concurso Público para o cargo de médico e vários profissionais pediram exoneração nos últimos meses.

Para a elaboração do Decreto, foram consideradas várias situações, como o número de 1.565 pessoas diagnosticadas com suspeita de dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas e Casa da Dengue (montada na UBS Central) de 1º a 14 de janeiro. “O município já está em situação de surto endêmico de dengue e demais doenças relacionadas ao mosquito Aedes. Os órgãos federais e estaduais relacionados à saúde pública já emitiram alertas para que seja adotadas medidas preventivas para evitar a proliferação de dengue em toda a região. E, historicamente, a tendência para os próximos meses é que a situação seja agravada por conta da estação das chuvas, combinada com as altas temperaturas”, explica a secretária de Saúde, Andréia Vilar.

Com base no Decreto, os agentes de endemias e autoridades administrativas diretamente responsáveis pela execução de procedimentos necessários para o controle da doença e combate ao seu vetor, ficam autorizados, inclusive, a adotar medidas relacionadas ao Poder de Polícia Administrativa.

O Decreto de situação de emergência por conta da dengue em Paranavaí está disponível no Diário Oficial dos Municípios, através do link https://bit.ly/3784o7i

FONTE SECOM/PMPVAÍ

lanofusco Ver tudo

Nasci em Nova Esperança-Pr. no dia 12/10/57, Meu primeiro diploma foi de datilografia com 12 anos de idade o que me possibilitou trabalhar em Cartório de Registro Civil, e escritório de contabilidade após terminar o segundo grau onde fiz curso de técnico em contabilidade. Com 17 anos, após uma concorrida seletiva, iniciei como locutor na Rádio Sociedade de Nova Esperança. Aos 20 anos trabalhei na Televisão Cultura de Maringá, logo em seguida passei no concurso do Banco do Brasil onde fiquei por sete anos e voltei aos meios de comunicação trabalhando em várias emissoras de Paranavaí, em Nova Londrina, Maringá e Curitiba. Agora, resolvi fazer esse site com intuito de ser mais participativo nas informações de interesse de todos brasileiros e brasileiras. Diante de tantos nomes e meios de comunicação existentes, não foi fácil decidir o nome para o site, tive que viajar com o pensamento no futuro e imaginar uma pessoa perguntando a outra: onde você viu essa notícia? e a resposta será Lá no Fusco. Espero que gostem desse meu novo trabalho. Conto com seus acessos, dicas e sugestões. Abraços do sempre amigo Edson Fusco

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: