Ir para conteúdo

PARANAVAÍ – Pesquisa do Procon aponta diferença de mais de 700% em itens da lista de material escolar

PROCOM MATERIAL ESCOLAR.jpg

Com as férias acabando e o retorno das aulas cada vez mais próximo, os pais já começam o ano correndo atrás da famosa lista de material escolar. Por isso, o Procon de Paranavaí fez uma pesquisa de preços e oferece aos consumidores uma planilha com os produtos da lista de material escolar que costumam ser mais procurados,  principalmente nesta época do ano.

A pesquisa revelou uma grande diferença de valores entre seis principais papelarias da cidade. Entre os produtos com maior diferença de preço estão: caderno de aritmética brochura 40 folhas da Tilibra (variação de 716,98%); esquadros de 21cm 45º e 60º (variação de 647,50%); caderno brochura 48 folhas da Tilibra (variação de 640%); caderno de desenho 1/4 brochura 40 folhas (variação de 524,38%); cola colorida (variação de 454,44%); e caderno espiral 48 folhas (variação de 412,31%).

“É recomendável que os pais ou responsáveis façam um balanço do material que restou do período anterior para verificar a possibilidade de reaproveitamento. O gasto também diminui quando é feito uma pesquisa, pois não é preciso comprar todos os itens em uma mesma loja”, orienta o coordenador do Procon, Carlos Eduardo Balliana.

O Procon também orienta que, na aquisição de colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas e materiais semelhantes, o consumidor deve observar se as embalagens contêm as informações básicas, em língua portuguesa, a respeito do fabricante, importador, composição, peso, prazo de validade e se apresentam algum perigo ao consumidor.

“Também é importante esclarecer todas as dúvidas quanto às formas de pagamento. Se a compra for a prazo, verifique se haverá e qual será a taxa de juros. Se for à vista peça desconto e nas promoções, verifique a veracidade da oferta. Lembrando que a nota fiscal deve ser sempre exigida, pois é documento indispensável para o caso da ocorrência de problemas com as mercadorias”, frisa Balliana.

A pesquisa foi realizada com a coleta do menor preço de 48 itens, e a tabela completa está disponível na fanpage do Procon de Paranavaí ou na sede do órgão, localizado à Rua Antônio Felipe, 917 – Centro. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (44) 3902-1055 ou 3902-1056.

FONTE SECOM/PMPVAÍ 

lanofusco Ver tudo

Nasci em Nova Esperança-Pr. no dia 12/10/57, Meu primeiro diploma foi de datilografia com 12 anos de idade o que me possibilitou trabalhar em Cartório de Registro Civil, e escritório de contabilidade após terminar o segundo grau onde fiz curso de técnico em contabilidade. Com 17 anos, após uma concorrida seletiva, iniciei como locutor na Rádio Sociedade de Nova Esperança. Aos 20 anos trabalhei na Televisão Cultura de Maringá, logo em seguida passei no concurso do Banco do Brasil onde fiquei por sete anos e voltei aos meios de comunicação trabalhando em várias emissoras de Paranavaí, em Nova Londrina, Maringá e Curitiba. Agora, resolvi fazer esse site com intuito de ser mais participativo nas informações de interesse de todos brasileiros e brasileiras. Diante de tantos nomes e meios de comunicação existentes, não foi fácil decidir o nome para o site, tive que viajar com o pensamento no futuro e imaginar uma pessoa perguntando a outra: onde você viu essa notícia? e a resposta será Lá no Fusco. Espero que gostem desse meu novo trabalho. Conto com seus acessos, dicas e sugestões. Abraços do sempre amigo Edson Fusco

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: