Anúncios
Ir para conteúdo

PARANAVAÍ – Festival de Culturas Populares terá apresentações culturais e brincadeiras tradicionais

No próximo sábado, dia 5 de outubro, a Fundação Cultural de Paranavaí vai realizar um evento diferenciado, com o objetivo de promover um diálogo com as manifestações populares e étnicas da nossa Cultura, sejam elas tradicionais ou contemporâneas, e assim possibilitar o encontro dessas manifestações entre si e com o público. O Festival de Culturas Populares vai acontecer na Praça Rodrigo Ayres de Oliveira, a partir das 16h, e é gratuito para a comunidade.

Entre as atividades programadas para o Festival serão realizadas brincadeiras e dinâmicas antigas e tradicionais (carrinho de rolimã, pula corda, pula elástico, bambolê, bola de gude, bolha de sabão gigante, jogo de bets, jogos de mesa, origami, dobraduras, pintura, e outros; Contação de História (Conto Africano), com cantinho para confecção da Boneca Abayomi e Mandalas; Capoeira Primitiva com a ACCAMÊ – Associação Cultural Capoeira Mandigá-; Roda de Conversa entre jovens sobre “Ansiedade e Vestibular”; Dança Folclórica com grupo de alunos do CECAP; Dança do Carimbó com o Grupo da 3º Idade do SESC/PVAÍ; Apresentação de Taiko com o Grupo Kotobuki Taiko; apresentações de tradições gaúchas de cantigas, declamação, Gaita e Dança de Salão; e Wilian Nazaro com Filosofia do Samba e Mojuba.

“Neste dia, além das atividades com apresentações culturais e brincadeiras tradicionais, teremos um encontro de vários movimentos e instituições importantes para o movimento cultural da nossa cidade, como o CTG, o SPDC, o Movimento Bandeirante, a ANPIR (Associação Negritude da Promoção da Igualdade Racial), o Grupo Escoteiro Guy de Larigaudie, o SESC e a própria Fundação Cultural. Esta vai ser a primeira edição do Festival e a ideia é dar continuidade a este trabalho nos próximos anos, dando oportunidade para que mais grupos, artistas ou instituições que atuem dentro do segmento de culturas populares e étnicas em Paranavaí, possam também participar”, explica o presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente.

Quem faz o encerramento do Festival é a Orquestra Maringaense de Viola Caipira. O show foi oferecido gratuitamente para o município. O projeto de sucesso é desenvolvido pela Prefeitura de Maringá através da SEMUC (Secretaria Municipal de Cultura). A apresentação começa às 19h.

FONTE: SECOM/PMPVAI

Categorias

CULTURA, PARANAVAÍ

Anúncios

lanofusco Ver tudo

Nasci em Nova Esperança-Pr. no dia 12/10/57, Meu primeiro diploma foi de datilografia com 12 anos de idade o que me possibilitou trabalhar em Cartório de Registro Civil, e escritório de contabilidade após terminar o segundo grau onde fiz curso de técnico em contabilidade. Com 17 anos, após uma concorrida seletiva, iniciei como locutor na Rádio Sociedade de Nova Esperança. Aos 20 anos trabalhei na Televisão Cultura de Maringá, logo em seguida passei no concurso do Banco do Brasil onde fiquei por sete anos e voltei aos meios de comunicação trabalhando em várias emissoras de Paranavaí, em Nova Londrina, Maringá e Curitiba. Agora, resolvi fazer esse site com intuito de ser mais participativo nas informações de interesse de todos brasileiros e brasileiras. Diante de tantos nomes e meios de comunicação existentes, não foi fácil decidir o nome para o site, tive que viajar com o pensamento no futuro e imaginar uma pessoa perguntando a outra: onde você viu essa notícia? e a resposta será Lá no Fusco. Espero que gostem desse meu novo trabalho. Conto com seus acessos, dicas e sugestões. Abraços do sempre amigo Edson Fusco

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: