Ir para conteúdo
Anúncios

PARANAVAÍ – Município trata sobre Plano de Mobilidade Urbana

Pensar na cidade e no trânsito de Paranavaí pelos próximos anos. Essa é uma das preocupações da Prefeitura, que já contratou uma empresa especializada para elaborar um Plano de Mobilidade Urbana. O projeto é um grande planejamento que envolve ações no trânsito, medidas para melhorar o fluxo de carros, a implantação de semáforos e a segurança nas faixas de pedestres.

Nesta terça-feira, dia 1º, responsáveis técnicos pelo projeto fizeram a primeira reunião com a empresa de consultoria Gasini, responsável pela elaboração do plano, que é uma exigência do Governo Federal. A Lei 12.587/2012 determina que toda cidade com mais de 20 mil habitantes deve ter o seu Plano de Mobilidade Urbana definido. 

“Mesmo sendo apenas a primeira reunião, foi muito produtivo poder debater com especialistas algumas coisas que queremos em Paranavaí. Certamente o transporte coletivo será um dos grandes pilares deste plano, além de tratar como prioridade a situação de calçadas, acessibilidade e pedestres. A cidade é feita para as pessoas, elas são nossa prioridade”, disse o prefeito KIQ.

Um dos dados apresentados pela consultoria foi em relação ao número de veículos existentes no município. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Paranavaí possui hoje 68 mil veículos, número que o coloca como 20ª cidade do Paraná em frota de veículos. Se transformado o número em relação aos habitantes, Paranavaí chega a 5ª colocação no estado (1,29 habitante por veículo).

“São números preocupantes e que demonstram algumas linhas de trabalho que precisam ser estabelecidas. Se o crescimento do número de veículos continuar nesse ritmo, em 2024 serão 80 mil e em 2029 serão 95 mil. Precisamos criar alternativas para que esse número diminua, facilitando a vida das pessoas em certos aspectos. O plano de mobilidade vai nos ajudar a traçar a linha de planejamento que queremos”, ressaltou KIQ.

FONTE SECOM/PMPVAI

Categorias

PARANAVAÍ

Anúncios

lanofusco Ver tudo

Nasci em Nova Esperança-Pr. no dia 12/10/57, Meu primeiro diploma foi de datilografia com 12 anos de idade o que me possibilitou trabalhar em Cartório de Registro Civil, e escritório de contabilidade após terminar o segundo grau onde fiz curso de técnico em contabilidade. Com 17 anos, após uma concorrida seletiva, iniciei como locutor na Rádio Sociedade de Nova Esperança. Aos 20 anos trabalhei na Televisão Cultura de Maringá, logo em seguida passei no concurso do Banco do Brasil onde fiquei por sete anos e voltei aos meios de comunicação trabalhando em várias emissoras de Paranavaí, em Nova Londrina, Maringá e Curitiba. Agora, resolvi fazer esse site com intuito de ser mais participativo nas informações de interesse de todos brasileiros e brasileiras. Diante de tantos nomes e meios de comunicação existentes, não foi fácil decidir o nome para o site, tive que viajar com o pensamento no futuro e imaginar uma pessoa perguntando a outra: onde você viu essa notícia? e a resposta será Lá no Fusco. Espero que gostem desse meu novo trabalho. Conto com seus acessos, dicas e sugestões. Abraços do sempre amigo Edson Fusco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: