Ir para conteúdo
Anúncios

PARANAVAÍ – Projeto leva alunos da escola Neusa Braga para visitar e contar histórias para idosos

Estar reunido com pessoas mais velhas sempre é uma boa oportunidade para ouvir boas histórias. Tido como um costume por muitas famílias brasileiras, o que você imaginaria se o fato ocorresse ao contrário? Um projeto da Escola Municipal Neusa Pereira Braga está propondo exatamente isto: levar crianças aos asilos para “Contação de Histórias”.

O projeto visa estimular a leitura dos alunos do 4º ano e teve início com visitas semanais (às quartas-feiras) à biblioteca. O professor se utilizou da leitura e da Contação de Histórias para a inserção dos alunos no mundo da imaginação, da fantasia e da realidade presente na literatura infantil. Assim, os alunos têm liberdade para se familiarizar com os livros, podendo fazer a leitura individual, em dupla, trio ou grupo.

Com a finalização da leitura, o professor questionou os educandos sobre qual o livro tinham lido e o que mais lhe chamava a atenção. Com esse estímulo, os alunos passaram a se interessar em contar as histórias lidas aos professores. Em seguida, os alunos começaram a contar as histórias aos amigos, sendo que eram auxiliados para desenvolver a confiança, gesticular e o olhar ao público. Além das técnicas de memorização e improvisação, detalhando o desencadeamento dos fatos.

Depois de várias apresentações dos alunos no próprio ambiente da biblioteca e sala de aula, foi organizada uma peça de teatro com o livro “O Casaco de Dundum”. Com os alunos preparados e familiarizados com a Contação de Histórias, foram convidados os pais e responsáveis, além de outros familiares que ficaram entusiasmados com o projeto de leitura.

A Contação de História para a comunidade foi a terceira etapa, contemplando visitas ao Centro de Convivência do Idoso e ao asilo Lar Vicentino, lugares que propiciaram uma experiência de valorização do trabalho e de envolvimento com o público.

FONTE SECOM/PMPVAI


Anúncios

lanofusco Ver tudo

Nasci em Nova Esperança-Pr. no dia 12/10/57, Meu primeiro diploma foi de datilografia com 12 anos de idade o que me possibilitou trabalhar em Cartório de Registro Civil, e escritório de contabilidade após terminar o segundo grau onde fiz curso de técnico em contabilidade. Com 17 anos, após uma concorrida seletiva, iniciei como locutor na Rádio Sociedade de Nova Esperança. Aos 20 anos trabalhei na Televisão Cultura de Maringá, logo em seguida passei no concurso do Banco do Brasil onde fiquei por sete anos e voltei aos meios de comunicação trabalhando em várias emissoras de Paranavaí, em Nova Londrina, Maringá e Curitiba. Agora, resolvi fazer esse site com intuito de ser mais participativo nas informações de interesse de todos brasileiros e brasileiras. Diante de tantos nomes e meios de comunicação existentes, não foi fácil decidir o nome para o site, tive que viajar com o pensamento no futuro e imaginar uma pessoa perguntando a outra: onde você viu essa notícia? e a resposta será Lá no Fusco. Espero que gostem desse meu novo trabalho. Conto com seus acessos, dicas e sugestões. Abraços do sempre amigo Edson Fusco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: