Ir para conteúdo
Anúncios

PARANAVAÍ – O que é isso?!

O QUE É ISSO

A  pergunta, acompanhada da resposta, foi feita hoje. 17, pelo Delegado/Prefeito K.I.Q em sua página do Facebook 

O que é isso?!

Também sou leigo no assunto, então vou tentar explicar de maneira simples:

Toda água da chuva deve(ria) correr por baixo das ruas, naqueles tubos que estamos acostumados a ver em obras.

Ocorre que tais tubos tem um dimensão máxima de fabricação e, conforme o caso, são insuficientes para escoar a água da chuva, causando alagamentos.

Também existem falhas de projetos (subdimensionamento), quando autorizam a colocação de tubos menores. Isso pode se dar por falta capacidade técnica daquele que aprova ou corrupção, neste último caso, autoriza-se um tubo menor por ser mais barato e como vai ficar enterrado…

Por fim, não podemos esquecer do crescimento das cidades e das mudança climáticas: pode ser que em dado momento (década de 70, por exemplo), um projeto seja considerado adequado para determinada área, entretanto, com diminuição de áreas permeáveis e aumento das chuvas, as galerias se tornem insuficientes.

A foto se refere às chamadas ADUELAS, são estruturas pré fabricadas de concreto, com dimensões superiores aos tubos, conforme se vê. Logo, consegue conduzir um fluxo muito maior de água da chuva sem transbordar.

Nossa intenção é corrigir parte dos problemas de alagamentos e, aos poucos, acabar com o problema em pontos críticos da cidade.

Encontramos um projeto antigo que foi executado PELA METADE. Portanto, vamos finalizar a execução depois de muitas décadas, afinal, dificil achar prefeito que gosta de “enterrar dinheiro”.

Essas são obras com resultados invisíveis, sem inaugurações cheias de pompas e placas de bronze.

Já estamos estudando a contratação dos projetos das outras áreas críticas da cidade para, pelo menos, deixar esses problemas com soluções encaminhadas.

CIDADE QUE NÃO PODE MAIS PARAR!

 

Categorias

PARANAVAÍ

Anúncios

lanofusco Ver tudo

Nasci em Nova Esperança-Pr. no dia 12/10/57, Meu primeiro diploma foi de datilografia com 12 anos de idade o que me possibilitou trabalhar em Cartório de Registro Civil, e escritório de contabilidade após terminar o segundo grau onde fiz curso de técnico em contabilidade. Com 17 anos, após uma concorrida seletiva, iniciei como locutor na Rádio Sociedade de Nova Esperança. Aos 20 anos trabalhei na Televisão Cultura de Maringá, logo em seguida passei no concurso do Banco do Brasil onde fiquei por sete anos e voltei aos meios de comunicação trabalhando em várias emissoras de Paranavaí, em Nova Londrina, Maringá e Curitiba. Agora, resolvi fazer esse site com intuito de ser mais participativo nas informações de interesse de todos brasileiros e brasileiras. Diante de tantos nomes e meios de comunicação existentes, não foi fácil decidir o nome para o site, tive que viajar com o pensamento no futuro e imaginar uma pessoa perguntando a outra: onde você viu essa notícia? e a resposta será Lá no Fusco. Espero que gostem desse meu novo trabalho. Conto com seus acessos, dicas e sugestões. Abraços do sempre amigo Edson Fusco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: