Ir para conteúdo

Procura por vacinas contra gripe ainda está baixa e Paranavaí tem duas mortes confirmadas por H1N1

H1N1.jpg

“A procura de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, ainda está abaixo das expectativas. A Campanha vai até o dia 31 de maio, mas as temperaturas já começaram a cair e isto está contribuindo para uma manifestação geral de quadros gripais. Os grupos dos trabalhadores da Saúde e das gestantes, estão com os índices mais baixos de vacinação até agora (menos de 80% de cobertura vacinal). E são grupos em que a vacinação é fundamental, já que os trabalhadores da saúde lidam com um grande número de pessoas diariamente”, destaca a coordenadora de Imunização do município, Míryan Jordão.

Em Paranavaí, a expectativa é de vacinar pelo menos 22.092 pessoas dos grupos prioritários: 6.042 crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), 952 gestantes, 156 mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto), 2.449 trabalhadores da saúde, 11.112 idosos e 1.381 professores. Também fazem parte dos grupos prioritários as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com indicação médica), policiais, bombeiros e membros das forças armadas. Para estes grupos, o município já aplicou 3.166 doses da vacina contra a gripe.

“A meta é vacinar pelo menos 95% do público alvo de cada grupo prioritário. Hoje, apenas o grupo das puérperas atingiu a meta de vacinação. Todos os outros grupos estão com índices abaixo dos 85%. Isto é preocupante, já que temos apenas mais duas semanas de Campanha. Esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou duas mortes por H1N1 em Paranavaí. A nossa UPA (Unidade de Pronto Atendimento) funciona como Posto Sentinela de Coleta. Por isso, toda semana, precisam ser enviadas pelo menos 5 coletas de exames para pesquisa por amostragem sobre os tipos de vírus em circulação, e o desenvolvimento das vacinas específicas para o próximo ano. Das 46 amostras coletadas de janeiro a abril, 9 exames voltaram com resultado positivo para H1N1. No ano passado inteiro tivemos 12 exames positivos. Isto mostra que a circulação viral está forte e precisamos nos prevenir, buscando a imunização”, avalia Míryan.

Ação especial – Oito salas de vacina que ficam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Paranavaí estarão abertas neste sábado, dia 18 de maio, para atendimento especial aos grupos prioritários que são o público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As salas de vacina das UBSs Campo Belo, Celso Konda (Vila Operária), Centro, Coloninha, Monte Cristo, Morumbi, Panorama e São Jorge estarão abertas das 8h às 16h para a aplicação da vacina contra a gripe.

Para ser imunizado é necessária a apresentação da carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar ainda a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (o CID de identificação da doença). Já os professores, policiais, bombeiros e membros das forças armadas devem apresentar um documento comprobatório de atividade nas funções.

Durante o período da Campanha, basta procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h. Lembrando que a Campanha acontece em todo o país até o dia 31 de maio.

As doses da vacina trivalente que protegem contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, pelo do telefone 3423-7084.

CONFIRA.jpg

FONTE SECOM/PMPVAI

Categorias

SAÚDE

Deixe seu comentário em nosso blog

Entre no nosso grupo
%d blogueiros gostam disto: