Ir para conteúdo

PARANAVAÍ – KIQ: “Nossa geração vive o mal de produzir muito, mas esquecer tudo que já foi feito antes de nós”

Dia 16 - Conferência Municipal do Idoso (6)

“É inegável a importância das pessoas idosas para a história de Paranavaí. Chegamos até aqui graças ao trabalho de cada um, que continua contribuindo com a nossa cidade até hoje. O Brasil deveria aprender, em muitos aspectos, com o Japão no que tange ao cuidado com os idosos. Nós vemos a importância e o respeito que as pessoas idosas recebem naquele país, justamente por toda a história e por tudo que construíram. Nossa geração vive o mal de querer sempre estar fazendo, produzindo, e muitas vezes caímos no erro de esquecer tudo que já foi feito antes de nós. Por isso, faço questão de reconhecer que, se a nossa cidade é o que é hoje, isto é graças ao trabalho daqueles que já estiveram e daqueles que estão aqui, contribuindo com sua sabedoria e experiência, para termos uma comunidade melhor, mais desenvolvida”, destacou o prefeito KIQ durante a cerimônia de abertura da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Este ano, a Conferência se focou em torno de um tema de grande importância para a comunidade: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Neste sentido, o prefeito KIQ lembrou que “hoje, o município tem uma parceria com os asilos para o repasse de subsídios que ajudam na manutenção dos serviços. Quando assumimos, o repassse não chegava a R$ 200 por idoso. Este ano nós fechamos nós aumentamos este repasse para R$ 600, por entendermos a dificuldade das entidades para manter estes serviços com qualidade. Também estamos fazendo um trabalho em conjunto com a Cohapar, para um projeto de construir um condomínio do idoso na cidade. Mas o meu desejo é que nós possamos desenvolver uma política pública em nosso município para estreitar o laço de convivência das nossas crianças com os nossos idosos. Muitos dos alunos das nossas escolas não têm avós, alguns não têm pais em casa. Sabemos que carinho de vô e vó são diferentes de pai e mãe. E essa troca de experiências, e principalmente de contato, de carinho, pode fazer muita diferença na vida das nossas crianças e também dos nossos idosos”, frisou.

Dia 16 - Conferência Municipal do Idoso (4)Para a secretária de Assistência Social do município, Maria Dêis Klososki, “o Brasil será, em poucas décadas, um dos países com maior número de pessoas idosas no mundo. Esta conferência é um momento muito importante para todos (jovens, idosos, da sociedade civil e do poder público) refletirem sobre o futuro da população idosa, e desde já planejar as ações para que sejam possibilitadas condições de terem uma vida autônoma e independente. A realidade do envelhecimento populacional do Brasil, além de repercutir no cotidiano das famílias, influencia em todas as políticas públicas. Daí a necessidade de saúde, educação, assistência social, previdência, habitação, transporte, cultura, esporte, lazer e conselhos estarem juntos neste processo para assegurar os direitos dos idosos. No âmbito da Assistência Social, os idosos são considerados público prioritário para atendimento e acompanhamento dos serviços, programas, projetos e benefícios que visam a garantia dos direitos, contribuindo para o envelhecimento saudável, para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, para a prevenção das situações de risco pessoal e social”.

Dia 16 - Conferência Municipal do Idoso (3)

“Tive o prazer de conviver e de cuidar da minha mãe até que ela alcançou os 91 anos de idade. Nós fomos ensinados a ser filhos, mas não fomos ensinados a cuidar de nossos pais como se fossem nossos filhos. A longevidade está crescendo no nosso país e no mundo. As necessidades das pessoas idosas são muito maiores. Em Paranavaí, nós estamos fazendo um trabalho em conjunto com as secretarias de Saúde e de Assistência Social, de estratificação dos idosos e classificando em categorias de risco alto, médio e leve. Já temos quase 10 mil idosos classificados e cadastrados nos programas municipais. Essa classificação nos permite desenvolver ações de atenção específica para cada necessidade dos nossos idosos. As pessoas idosas têm limitações e dificuldades, de locomoção, de visão, de orientação, mas cada um tem muita história para contar e muita história ainda para viver”, enfatizou a  presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Rosemeire Cury Burgel.

Dia 16 - Conferência Municipal do Idoso (5)Reconhecimento das lideranças – Durante a cerimônia de abertura da Conferência, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Galvão, elogiou a iniciativa e destacou a importância do debate sobre a implantação de políticas públicas específicas para as pessoas idosas. “A Câmara está sempre à disposição para votar leis que venham contemplar positivamente toda a comunidade da nossa cidade, e especialmente às pessoas idosas. É muito importante que tenhamos o cuidado e o carinho de elaborar ações e políticas públicas voltadas àquelas pessoas que já fizeram e até hoje fazem as coisas acontecerem. Pois, se hoje temos uma cidade boa para vivermos, uma cidade que evoluiu tanto, devemos isso às pessoas que trabalharam incansavelmente ao longo destes 65 anos para o desenvolvimento de Paranavaí”.

Dia 16 - Conferência Municipal do Idoso (2)“Só podemos parabenizar a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho dos Direitos do Idoso por esta Conferência. O Estado está se esforçando e planejando políticas públicas voltadas para o atendimento ao idoso, para que tenhamos em todo o Paraná, ações que garantam direitos e levem para que todos os nossos idosos tenham uma qualidade de vida. Todos nós vamos ficar idosos e esperamos poder chegar nesta fase de vida com dignidade. As conferências e os Conselhos são a forma mais democrática de se governar, com a participação da população. É através de debates como estes, que conseguimos saber o que realmente a população necessita e deseja”, apontou a chefe do escritório regional  da Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, Marly Bavia.

A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Paranavaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Dia 16 - Conferência Municipal do Idoso (1)

FONTE SECOM/PMPVAI

PUBLICIDADE 

ATELIE PARA MEIO DAS NOTICIAS TOTAL LARGURA

 

Categorias

PARANAVAÍ

Deixe uma resposta

Contato de Lá no Fusco
%d blogueiros gostam disto: