Anúncios
Ir para conteúdo

PARANAVAÍ – Guardas Municipais recebem Certificado de Conclusão do Curso de Formação

GM.jpg

Foram mais de 900 horas de aulas teóricas, treinamento e instruções práticas. Pouco mais de três anos de trabalho nas ruas da cidade e quase 9 mil ocorrências atendidas. E nesta terça-feira (14), os 35 Guardas Municipais de Paranavaí receberam seus Certificados de Conclusão do Curso de Formação, ministrado pela Polícia Militar.

“Desde que começamos o treinamento, todos enfrentaram muitos desafios: conciliar o tempo, os cuidados com a família, as dificuldades financeiras, etc. Alguns ficaram pelo caminho. Por isso, posso garantir que os que estão aqui hoje são profissionais abnegados, dedicados e valorosos. O sonho de criação da Guarda Municipal não foi construído com a ação de apenas uma pessoa ou entidade. Foi um trabalho minucioso, rigoroso, complexo. E estamos aqui hoje, não só para valorizar e reconhecer os Guardas Municipais, que vêm desenvolvendo um excelente trabalho na cidade, com apoio à segurança pública e no atendimento à população, mas também aos vários parceiros que ajudar a tornar este sonho em realidade. A começar pela Câmara Municipal, que aprovou a Lei para a criação da GM; à Polícia Militar, que estão na luta diária pela garantia da segurança pública, e que participaram diretamente na formação de cada guarda; à Polícia Civil; e à comunidade, que acredita, apoia, respeita e coopera todos os dias com este trabalho fundamental para a nossa cidade”, destacou o secretário de Segurança e Trânsito, Heron Radke.

Para o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Major Jefferson de Souza, “a Guarda Municipal tem uma parceria muito importante para as atividades da Polícia Militar, da Polícia CIvil. Trabalhamos em conjunto e quem ganha é a sociedade. Este grupo que está aqui é pioneiro – são os primeiros GMs de Paranavaí. E o serviço que cada guarda presta à comunidade, é o que demonstra o valor de cada um. Neste pouco tempo que estão atuando, nós vemos de perto a qualidade do trabalho preventivo e de proteção ao patrimônio municipal. Honrem esta farda e tudo aquilo que foi conquistado até hoje. Porque atrás desta farda existe um filho, um pai de família, um ser humano. É importante que os valores que cada um traz de casa seja aplicado todos os dias. Porque tudo que vocês fizerem enquanto Guarda Municipal, estará representando as suas famílias, estes valores preciosos”, frisou.

A cerimônia de entrega dos Certificados de Conclusão do Curso de Formação contou ainda com a presença do Chefe do Estado Maior do Comando da Polícia Militar em Maringá, Tenente Coronel Carlos Henrique Cardoso; do comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí, Major Sandro Rodrigues Geraldo; do chefe da 8ª Subdivisão de Polícia Civil, Delegado Luiz Carlos Manica; instrutos da Polícia Militar e familiares dos Guardas Municipais.

Histórico – A Guarda foi criada em 23 de abril de 2012, mas só foi devidamente efetivada em fevereiro de 2016. Com o propósito de proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas, executando o patrulhamento e rondas preventivas contra danos e atos de vandalismo, a Guarda também atua como força auxiliar em defesa da vida e na manutenção da ordem e segurança pública em diversos tipos de ocorrências.

Também dá apoio às policiais Militar e Civil, e às demais secretarias municipais, além de colaborar com ações fiscalizadoras, resgate social e serviço de responsabilidade do município, inclusive de orientação ao público em geral. Também é responsável pela segurança física da UPA e do Centro da Juventude.

Atualmente, a Guarda Municipal conta com 35 guardas que, diariamente, realizam rondas e patrulhamentos em toda a cidade, nos 6 distritos e nas 6 vilas rurais.

FONTE SECOM/PMPVAI

Anúncios

Deixe seu comentário em nosso blog

Entre no nosso grupo
%d blogueiros gostam disto: