Ir para conteúdo
Anúncios

Amanhã tem 1º Tributo a Cambota na Casa da Cultura

Amanhã tem 1º Tributo a Cambota na Casa da Cultura

Neste sábado, dia 16 de fevereiro, a Prefeitura de Paranavaí, através da Fundação Cultural, vai homenagear um grande artista da Cidade Poesia – Laerte Antônio Ribeiro, o saudoso Cambota. A 1ª edição do Tributo a Cambota vai acontecer no palco externo da Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade, e contará com a participação de músicos, duplas e locutores de rádio que acompanharam a carreira do artista. A programação começa às 20h e o evento é gratuito para a população.

Quem foi Cambota – Laerte Antônio Ribeiro nasceu em 19 de fevereiro de 1937 e foi um dos percussores da música sertaneja em Paranavaí, tendo feito uma caminhada riquíssima pela vida artística, contribuindo valorosamente para o fomento da nossa cultura. 

Adotou o nome artístico de Cambota, fazendo apresentações com colegas pela região, inclusive como animador de comícios em campanhas eleitorais nos anos de 1968, 1972, 1976. Desde sempre gostava de cantar em apresentações públicas e programas de rádio locais, animados por Carajá, Goiaba, Armando Trindade Fonseca, Romance, Genésio César e outros que passaram pelas Rádios Paranavaí e Rádio Cultura.

Formou sua primeira dupla no inicio da década de 60, com Zé Neto. Depois fez dupla com José Rico. Mas onde mais se destacou foi na dupla com Rosselito. O disco gravado em 1982 pela Chantecler emplacou alguns sucessos nacionais como “Porque me disse adeus” e “Telefone”. Durante sua carreira, excursionou com Tião Carreiro e Pardinho, Milionário & José Rico, Duduca & Dalvan em eventos pelo Instituto Universal Brasileiro. 

Foi o primeiro parceiro de José Rico, que conheceu no ano de 1965, formando a dupla Cambota e Cambaí. Preocupado com a esposa e os filhos abandonou a dupla e indicou Milionário para continuar a carreira com José Rico, pois sabia que vinha pela frente, uma carreira de sucesso para o dois. Cambota foi responsável por unir grandes duplas. Mais tarde a dupla Milionário & José Rico gravou uma de suas músicas: “De longe Também se Ama”.

Cambota teve mais de oitenta músicas compostas por ele, algumas em parceria com José Rico e outros músicos. Entre elas, os títulos de maior destaque foram: Não consigo te esquecer (Cambota); Por que  me disse Adeus – canção rancheira (Cambota e Josoel da Silva); Amada Amante – Guarânia (Cambota, Dalvan e Duduca); e Ébrio Infeliz (Cambota e Rosselito).

Depois de ter projetar tantos artistas que se consagraram em todo país, o paranavaiense Laerte Antônio Ricardo seguiu com sua profissão de eletricista e continuou cantando nos fins de semana sob o nome artístico Cambota, em parceria com Cambaí, personificado por Laércio da Conceição. E foi levando pela estrada da vida seu coração cantador, até que ele se silenciou aos 80 anos, no dia 11 de fevereiro de 2017, ficando para sempre na memória dos amigos e na memória da cidade.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAVAÍ

Categorias

Sem categoria

Anúncios

lanofusco Ver tudo

Nasci em Nova Esperança-Pr. no dia 12/10/57, Meu primeiro diploma foi de datilografia com 12 anos de idade o que me possibilitou trabalhar em Cartório de Registro Civil, e escritório de contabilidade após terminar o segundo grau onde fiz curso de técnico em contabilidade. Com 17 anos, após uma concorrida seletiva, iniciei como locutor na Rádio Sociedade de Nova Esperança. Aos 20 anos trabalhei na Televisão Cultura de Maringá, logo em seguida passei no concurso do Banco do Brasil onde fiquei por sete anos e voltei aos meios de comunicação trabalhando em várias emissoras de Paranavaí, em Nova Londrina, Maringá e Curitiba. Agora, resolvi fazer esse site com intuito de ser mais participativo nas informações de interesse de todos brasileiros e brasileiras. Diante de tantos nomes e meios de comunicação existentes, não foi fácil decidir o nome para o site, tive que viajar com o pensamento no futuro e imaginar uma pessoa perguntando a outra: onde você viu essa notícia? e a resposta será Lá no Fusco. Espero que gostem desse meu novo trabalho. Conto com seus acessos, dicas e sugestões. Abraços do sempre amigo Edson Fusco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: