Ir para conteúdo

Unidades de Saúde de Paranavaí oferecem sessões de apoio para quem quer parar de fumar

Há um cálculo estimado de que mais de 1,2 bilhão de pessoas sejam fumantes, ou seja, um terço da população mundial de adultos. Droga prejudicial à saúde, o fumo causa 10 mil mortes por dia, totalizando quase 5 milhões por ano. O tabagismo é, atualmente, a maior causa de morte evitável do mundo, mas os casos podem ser tratados. Basta que a pessoa tenha vontade de parar de fumar.

Segundo a Classificação Internacional de Doenças, “o tabagismo é uma desordem mental e de comportamento, decorrente da síndrome de abstinência à nicotina”. O cigarro é uma droga que contém mais de 4.700 substâncias químicas, e 60 que podem causar câncer. Já foram listadas mais de 50 doenças relacionadas ao tabaco,  entre elas as pulmonares, doenças cardiovasculares que podem atingir todo organismo devido às substâncias tóxicas do cigarro. 

A rede municipal de Saúde de Paranavaí conta com um programa específico de combate ao tabagismo e oferece ajuda de profissionais para quem tem vontade de largar o vício. “Os tratamentos preventivos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o combate ao fumo são efetivos. Até o momento, estão sendo bem aceitos e os resultados são muito positivos. O projeto visa dar apoio a grupos de pessoas que desejam parar de fumar. Disponibilizamos medicamentos, terapia de reposição de nicotina, terapia cognitiva comportamental e orientações para o encerramento do hábito e do vício”, explica a Coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo do Município de Paranavaí, Rozemeire Cury Burgel. 

Ainda segundo Rozemeire, esse tratamento é indicado quando o próprio fumante sente vontade de parar de fumar, mas não consegue interromper por conta própria. “Independentemente do número de cigarros consumidos por dia, é importante que a pessoa procure uma unidade de saúde. Lá contamos com o apoio de orientação médica, enfermagem, orientação familiar, e um trabalho de conscientização e apoio ao fumante, tendo o grupo como auxílio no processo de abandono”, enfatiza.

A pessoa interessada em parar de fumar deve ir até a UBS mais perto de casa e participar das sessões. Os atendimentos são feitos a cada 15 dias.

FONTE: PREFEITURA DE PARANAVAÍ 

Categorias

Sem categoria

Deixe seu comentário em nosso blog

Entre no nosso grupo
%d blogueiros gostam disto: